Os transtornos e queixas causados pelo mau cheiro vindo do Instituto Médico Legal localizado nos fundos do Velório Municipal levaram as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme e o secretário municipal de Segurança Drº Gustavo Viegas Carneiro, por intermédio da deputada estadual Ana Perugini (PT), a se reunirem com o secretário estadual de Segurança Pública Fernando Grella Vieira na tarde desta terça-feira, dia 26, em São Paulo.

Na ocasião as vereadoras explicaram ao secretário estadual que no inicio do ano ocorreram situações desagradáveis e constrangedoras no IML que realiza os serviços de necrópsia. “Expomos sobre o mau cheiro que se espalhou por todo o prédio em virtude do atendimento de um corpo em estado de decomposição. Encaminhamos ofícios e requerimentos solicitando que o governo estadual providencie um novo local para o IML. A Deputada Ana Perugini também entregou documentos pedindo esta intervenção.”

O Drº Gustavo Viegas Carneiro salientou as ações da prefeitura municipal também em relação ao IML informando que existem ofícios do Poder Executivo ao governo do estado sobre esta situação. O secretário Fernando Grella se comprometeu em avaliar as condições do IML de Rio Claro e verificar como o governo do estado poderá agir sobre o assunto.

Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli destacaram o apoio da deputada estadual Ana Peruni e ressaltaram que a reunião com o secretário estadual de Segurança Pública foi fundamental para que a população de Rio Claro obtivesse uma resposta sobre a situação do IML que presta serviços de necropsia. “o Drº Fernado Grella ouviu nossas reivindicações e disse que iria checar o que poderia ser feito. Iremos acompanhar este processo. Não podemos permitir que famílias que estão velando seus entes queridos passem por situações de constrangimento”, pontuaram as vereadoras.
A oportunidade de encontro com o secretário estadual de segurança pública permitiu as vereadoras a manifestação de outra solicitação. “Pedimos o apoio do Drº Fernando Grella sobre o término de convênio para atendimento psicológico e assistência social para o Centro de Ressocialização Feminino. Como bancada feminina da Câmara Municipal iremos acionar todas as pastas que podem colaborar com esta demanda.”
O secretário municipal Drº Gustavo Viegas Carneiro relacionou outros pontos que competem ao governo estadual e merecem atenção. “Apresentei a necessidade de transferência do Batalhão da Polícia Militar em decorrência da insatisfação da população sobre a localização – às margens da Rodovia Washington Luiz – dificultando o acesso aos munícipes.”
Viegas ainda fez um apelo a Fernando Grella sobre os altos índices de violência em Rio Claro, salientando que dados divulgados pela própria secretaria de segurança do estado mostram que o registro de homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) neste ano em Rio Claro cresceu cerca de 500%, se comparado aos dois primeiros meses de 2012.
“A prefeitura municipal vem realizando ações voltadas à segurança e acreditamos ser fundamental um trabalho conjunto e integrado com os governos estadual e federal”, conclui o secretário.