Com o objetivo de expor algumas reivindicações da população foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 17, reunião entre moradores, a prefeita em exercício Olga Salomão, a vereadora Raquel Picelli e o subprefeito do distrito de Ferraz Edivaldo Varussa.
Saúde, educação, segurança, infraestrutura foram os principais assuntos abordados. Segundo a vereadora Raquel Picelli, o objetivo foi esclarecer aos moradores as ações do Legislativo e do Executivo em diversos segmentos que competem ao poder público.
Uma das boas notícias divulgada na reunião foi que já está licitada e empenhada a execução de serviço de pintura e sinalização de solo da estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ferraz. “Os trabalhos serão desenvolvidos pela secretaria de Mobilidade Urbana”, revela a vereadora Raquel Picelli.
A questão da segurança em todas suas vertentes foi amplamente debatida. Moradores pedem ação da prefeitura para coibir atos de vandalismo ocorridos na escola municipal. A prefeita Olga Salomão propôs estudar a possibilidade de instalar câmera de monitoramento na unidade escolar. A vereadora Raquel Picelli já conversou com o Tenente Marcos sobre a segurança no distrito. “Propus marcar outra reunião com os moradores e representantes da polícia militar e Guarda Civil Municipal da área rural”, apontou Raquel Picelli.
Outra informação que atende a uma reivindicação antiga dos moradores é o serviço de telefonia celular. “Há quinze dias o prefeito Du Altimari se reuniu com empresa de celular Vivo e eles destacaram que o projeto de implantação está pronto e, se aprovado pela diretoria da empresa, deve ser instalado em aproximadamente 90 dias”, explica Olga Salomão.
De acordo com a vereadora Raquel Picelli, os danos ocasionados pelo fluxo de caminhões com cargas pesadas pelas vias e pontes de Ferraz também foram destacados.Foi levantada a ideia de entrar em contato com as empresas da região para que elas colaborarem com a manutenção tanto das vias públicas quanto das pontes. A elaboração de um decreto elaborado pela prefeitura municipal para que delimite a área permitida de trafego dos caminhões foi outra ideia apresentada.
Olga Salomão apontou ainda o debate que está acontecendo entre a prefeitura de Rio Claro e a prefeitura de Corumbataí. “Já houve um contato nosso com o poder Executivo de Corumbataí para que grandes caminhões não desviem o percurso por Ferraz. Marcaremos novamente um encontro para enfatizar esta solicitação”, esclareceu a prefeita.
O subprefeito de Ferraz Edivaldo Varussa indagou sobre a superlotação que vem acontecendo nas linhas de ônibus para o Distrito. Olga reconheceu que existe esta demanda e avaliou ser possível verificar com a empresa a disponibilidade para mais um ônibus nos horários de pico.
Na área da saúde, os moradores solicitaram mais agilidade no atendimento de coleta de sangue. “O serviço é terceirizado, mas vou averiguar com o secretário da Fundação Municipal de Saúde o que pode ser feito para melhorar o atendimento. Adianto que funcionários públicos municipais estão sendo treinados pelo Instituto Adolfo Lutz para realizar o serviço. Nos dias 22, 23 e 24 técnicos de saúde serão capacitados para coleta de sangue em todas as unidades de saúde”, esclarece Olga Salomão.
Raquel Picelli ainda informa que em decorrências de dúvidas sobre os serviços prestados pelo Samu já houve o agendamento para o dia 7 de maio, às 19h, de uma reunião com a coordenadora geral Alcione Buzo.