Conquistas no âmbito municipal e desafios marcam discursos nos eventos de abertura
A programação da Semana da Mulher que registra atividades desde sábado passado (2) – por conta da campanha de doação da Medula Óssea- teve a sua abertura oficial na sexta-feira, dia 8, com dois eventos: café da manhã no Central Park, pela manhã, e, solenidade à tarde Centro Cultural Roberto Palmari.
A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelas vereadoras Raquel Picelli – coordenadora da Semana da Mulher – e Maria do Carmo Guilherme, pela primeira-dama Rosana Altimari, secretária municipal da Ação Social, Luci Wendel Ferreira e: Bel Rezende, da Assessoria da Mulher; Kizie de Paula Silva da assessoria da Integridade Social; Roseli Correia, do Conselho da Mulher de Rio Claro e o secretário municipal da Cultura, Sérgio Desiderá.
Na abertura dos trabalhos no Centro Cultural, Desiderá falou sobre a tragédia ocorrida em 8 de março de 1857, nos Estados Unidos, onde 130 tecelãs foram assassinadas por conta de reivindicação trabalhista. O secretário também falou sobre a tragédia ocorrida dia 27 de janeiro, no Sul do país, na cidade de Santa Maria. “Perdemos muitos universitários, pessoas que estavam se preparando para o mercado de trabalho. Entre elas, mulheres”, comentou.
Bel Rezende comentou que na última quinta-feira, dentro da programação da Semana da Mulher, aconteceu uma oficina na Secretaria Municipal da Agricultura. “Temos o compromisso de preparar a mulher para que através da geração de renda ela possa ter autonomia em diversos setores da vida”, assinalou a assessora comentando ainda que no próximo dia 22, às 10 horas, vai acontecer a Caminhada em Defesa da Sede Própria da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
Em sua fala, Roseli Correia destacou que após muitas lutas, conquistas e avanços significativos hoje homens e mulheres têm os mesmos direitos constitucionais. “Temos muito que comemorar e a certeza de que o trabalho continua”, afirmou.
A secretária Luci Ferreira, com muita alegria, divulgou que a partir do próximo dia 20 terá início, na prática, o programa Casas Lares que passa a substituir a antiga formatação da instituição Nosso Lar. “A partir de agora, crianças vão ter uma casa e uma mãe residente a qual terá a responsabilidade de leva-los para a escola, dentista, ou seja, ter uma vida sonhada há muito tempo”, enfatizou.
Maria do Carmo parabenizou Sérgio Desiderá pela nomeação como titular da pasta da Cultura e solicitou palmas a todos os presentes pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social com relação ao programa Casas Lares. “Isto é trabalho sério voltado às pessoas que merecem toda a nossa atenção”, disse a vereadora.
Rosana Altimari destaca que o Fundo Social de Solidariedade atua na capacitação profissional da mulher capacitando-a para a geração de renda. “Através de programas, já atendemos muitas pessoas que hoje estão inseridas no mercado de trabalho”, sinalizou a primeira-dama ao parabenizar a organização da Semana da Mulher.
Coordenadora do evento, a vereadora Raquel Picelli recordou do início do seu trabalho parlamentar, a partir de 1997, quando definiu a defesa dos direitos da mulher como prioridade. “Verificamos, naquela época, que havia um amplo trabalho a ser realizado e por isso trabalhei na reativação da Semana da Mulher criada pela então vereadora também do PT, Olga Salomão, no final da década de 80”, comentou.
Raquel citou avanços no âmbito municipal como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher. “Temos também o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – e o Cras – Centro de Referência da Assistência Social – que mantêm as portas abertas para o atendimento à mulher em várias frentes”, apontou a vereadora dizendo ainda que após muita luta Rio Claro passará a partir de agora contar com espaço adequado para que mulheres vítimas de violência possam fazer o exame de corpo de delito. “Gostaria de parabenizar todas as mulheres em nome da Kizie, grande gerreira da luta da desigualdade racial e Bel Rezende uma batalhadora da causa que defendemos”, finalizou.
A mulher nos Três Poderes
Um café da manhã, no Hotel Central Park, deu início as confraternizações do Dia Internacional da Mulher neste 8 de março. O encontro reuniu lideranças de vários segmentos da sociedade civil e dos três poderes constituídos, demonstrando que as mulheres estão à frente de grandes cargos de comando em Rio Claro.
No Poder Executivo, Olga Salomão é a vice-prefeita e secretária de Planejamento e Meio Ambiente, tendo como um dos grandes desafios a elaboração de do Plano Diretor de Rio Claro. Rosana Altimari, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, tem como referência a mudança no estilo de prestar serviços sociais à comunidade rio-clarense, tornando o Fundo Social um setor mais voltado à qualificação profissional para gerar renda familiar.
Na Câmara Municipal, Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme atuam na defesa dos direitos da mulher, elaborando projetos de lei que visem a reflexão e a implantação de políticas públicas para as mulheres. Tendo como tema “Atitude e Mobilização”, as vereadoras articulam para o próximo dia 22, uma caminhada com a presença de deputadas estaduais e federais para o retorno de um local próprio para a Delegacia da Mulher.
No Poder Judiciário, a Drª Cintia Andraus Carreta é juíza da área civil e diretora do Fórum de Rio Claro, sendo reconhecida pela lisura, coerência e responsabilidade. Ainda no poder Judiciário, a Drª Cibele Frigi Rodrigues Rizzi é a Juíza de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. E A Drª Rosa Catuzzo é a atual presidente da OAB de Rio Claro.
“Esta representatividade do gênero feminino nos três poderes comprovam que as mulheres exercem suas funções no âmbito profissional com muito conhecimento, responsabilidade e maturidade. Queremos que as mulheres ocupem cada vez mais cargos de liderança, principalmente na política. Por isso, temos que atuar na capacitação e qualificação profissional”,revelaram Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário