Em Sessão Solene realizada nesta terça-feira, dia 19, 12 mulheres de diversos segmentos da sociedade receberam honrarias da Câmara Municipal de Rio Claro. A iniciativa de entrega de medalhas de honra ao Mérito às mulheres destaques do ano é da vereadora Raquel Picelli, por meio de Decreto Legislativo, que tem como coautoras a vereadora Maria do Carmo Guilherme e a ex-vereadora Monica Hussni Messetti. Compuseram a mesa diretora as vereadoras Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, a primeira-dama Rosana Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão e o vereador Professor Dalberto.
“É com muito prazer que presido esta sessão solene, que está integrada a programação da Semana da Mulher. Hoje é dia de reconhecermos e valorizarmos as mulheres que contribuem para uma cidade mais justa e humana. Mas não posso deixar de expor também as conquistas que tivemos nestes últimos anos com a atuação e apoio da Câmara Municipal. Entre estas conquistas podemos destacar: os cursos de capacitação desenvolvidos pelo Fundo Social, a ampliação de creches, a licença maternidade de 180 dias a servidoras públicas municipais e a luta pelo retorno da Delegacia da Mulher”, salientou a vereadora Raquel Picelli.
Rosana Altimari pontuou que cada mulher homenageada cumpre sua função de maneira exemplar e com muita dedicação. Olga Salomão lembrou que a administração municipal tem o cuidado em valorizar as mulheres e expôs que 1/3 das secretarias são dirigidas por mulheres.
Indicada pelo presidente Agnelo Matos, que foi representado elo Procurador- Chefe da presidência Peterson Santili, a primeira a receber a medalha foi a Secretária de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira que a agradeceu a homenagem a estendeu a todas as mulheres que atuam na secretaria. “São mulheres batalhadoras que lutam pela qualidade de vida das pessoas”, destacou Luci.
A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Guaraci de Paula Pereira, usou a tribuna e reforçou que as mulheres devem ser valorizadas e que o conselho está atuante na defesa e direitos do gênero feminino. “A força da mulher está manifestada em todos os segmentos da sociedade.”
O vereador Pastor Anderson Christofoletti rendeu suas homenagens à Pastora Fátima Aurélia Zeminian Sarmento. “A mulher sábia é aquela que edifica sua casa e devemos valorizar estas mulheres”, discursou Anderson. A pastora Fátima enfatizou que visa fazer o melhor na área espiritual e agradeceu a láurea.
A escritora e poeta Sandra Regina Sanches Baldessin foi a indicada do vereador Professor Dalberto. “Ela é uma mulher de múltiplas faces e realiza um trabalho incrível em relação à leitura no bairro Terra Nova. Após receber a homenagem Sandra citou Apóstolo Paulo “E não nos cansemos de fazer o bem porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”
Geraldo Voluntário fez sua homenagem a Irmã Casemira Maria Mendges, que esteve representada pela irmã Hermínia. “Fico feliz em poder reconhecer o trabalho que ela desenvolve com sua equipe para a comunidade. São 80 voluntárias que prestam atendimento a 90 pessoas por semana”. Irmã Hermínia trouxe o abraço da Irmã Casemira e lembrou que ao fazermos o bem a um irmão está fazendo o bem a Jesus Cristo.
A Professora Edna Altarugio Franzini recebeu a medalha do vereador João Luiz Zaine “Ser professora é uma arte, e transformar o ensino de matemática em uma arte por mais de 30 anos, sendo admirada e querida por todos é uma missão ainda mais nobre e difícil” brincou João Zaine, que na ocasião leu uma bela poesia que escreveu às mulheres.
Juninho da Padaria homenageou a voluntária do Grupo Mais Vida Patrícia Helena Ciqueira Pitolli e em seu discurso destacou o dito popular “quando quiser que algo seja feito peça a um homem, quando quiser que o impossível seja feito peça para uma mulher”. Patricia agradeceu a homenagem e enfatizou que todas as mulheres do Grupo Mais Vida são caridosas e carinhosas.
A Drª Egidia Witzel Betrame – Ginecologista e obstetra e presidente do Conselho de Administração da Unicred Rio Claro recebeu a honraria do vereador Júlio Lopes. “Além da Drª Egídia prestar serviços para outras mulheres, ela também abriu caminhos para a inserção do gênero feminino em diversas entidades. Drª Egídia ressaltou que tem prazer em poder colaborar com uma vida melhor das pessoas. “As mulheres agem muito com o coração”.
José Pereira dos Santos indicou a comerciante Barbara Teresa Naidig Rodrigues. “A indiquei por ser uma pessoa que preza pela família”. Dona Barbara agradeceu a homenagem e disse estar lisonjeada.
A coletora da Riolix Edilaine Aparecida de Moraes, representada por Valdines Angélica Soares Duarte, foi a homenageada da vereadora Maria do Carmo Guilherme. “Edilaine é mulher que está sempre sorrindo e tem um cuidado muito grande com a família.”
Paulo Guedes entregou a medalha a Aretuza Maria Ferreira Nagata – Coordenadora da Pastoral da Criança em Rio Claro e atua também na Pastoral da Saúde da Paróquia Imaculada Coração de Maria. “Ela é uma mulher guerreira, representante-nata das mulheres nordestinas.” Aretuza destacou que gostaria de retribuir a homenagem a todas da Pastoral da Saúde.
Raquel Picelli prestou sua homenagem a Drª Rosa Catuzzo, presidente da 4ª Subseção da OAB de Rio Claro. “Mulher guerreira que atualmente ocupa um espaço fundamental para garantir os direitos das mulheres.” Rosa Catuzzo enfatizou que esta é a primeira vez que uma mulher ocupa a presidência da OAB de Rio Claro.
Sergio Moracir Calixto prestou homenagem a Sirleia Raquel dos Santos Lima – filha de Sebastião dos Santos Lima, o Sebastiãozinho. Sirleia é funcionária pública, atua como Agente de Crédito do Banco do Povo, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho da prefeitura municipal de Rio Claro. Calixto salientou que em nome de Sirleia prestava uma homenagem a todas as funcionárias públicas.