As atividades aconteceram na Faculdade Anhanguera e contou com representantes de vários municípios da região, incluindo agricultores e familiares, assentados da Reforma Agrária, membros de conselhos municipais, representantes de entidades governamentais e não governamentais executoras de serviço de Assistência Técnica de Extensão Rural (Ater), representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como instituições de ensino superior das cidades participantes.
O presidente da Câmara Agnelo Matos destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal da Agricultura nos últimos cinco anos citando principalmente a agricultura familiar. ”A Associação dos Produtores Rurais de Rio Claro e Região exerce um papel fundamental em Rio Claro e hoje é responsável pela produção e encaminhamento de seus produtos à Central de Abastecimento e Distribuição do município” salientou.
O parlamentar ainda lembrou que a Associação também é responsável pelo transporte dos produtos da Merenda Escolar às entidades e escolas conveniadas, totalizando 96 entidades. “A Associação está em processo para se constituir em uma Cooperativa, que possibilitará o aumento da renda e a geração de novos postos de trabalho. “Essa forma de organização ampliará o horizonte desses produtores, que possibilitará o fortalecimento da agricultura familiar e a ampliação de seus negócios” explicou Agnelo Matos.
Agnelo Matos finalizou destacando o aumento significativo do investimento do Governo Federal na agricultura familiar. “Sair do investimento de R$ 400 milhões, há dez anos, para atingir a marca dos R$ 21 bilhões atualmente, com aumento de 17% no último ano, reflete claramente o compromisso do Governo Dilma e do trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Lula com a população que atua na agricultura familiar”, enfatizou o presidente da Câmara.
Para a vereadora Raquel Picelli, diversas ações da prefeitura, como por exemplo, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), estão contribuindo para o crescimento e consolidação dos produtores rurais no mercado. “O certificado proporciona oportunidades de concorrência para os pequenos e médios produtores e oferece a população um alimento de maior qualidade. Fico feliz em ter colaborado para a aprovação deste projeto”.
Outro ponto abordado pela vereadora foi o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar. “O PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional” observou.
Raquel encerra enfatizando que é a autora da lei que institui no calendário oficial do município a Festa do Produtor Rural. “Incentivar os agricultores familiares e oferecer melhores condições de trabalho é uma das principais metas do Poder Executivo e Legislativo”.