O município de Rio Claro realiza até sábado a IX Conferência Municipal de Assistência Social – SUAS: 8 anos de Conquistas, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. O evento acontece no auditório do refeitório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
Durante a abertura da Conferência, realizada nesta quinta-feira (25), estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal de Rio Claro Agnelo Matos, o vice-presidente Júlio Lopes e a vereadora Raquel Picelli. O vereador Pastor Anderson Christofoletti foi representado pelo assessor parlamentar.
O presidente Agnelo Matos ressaltou que o governo federal, desde o primeiro mandato de Lula, definiu uma visão mais apurada e direcionou mais investimentos as questões sociais. Com isso, os municípios também puderam ter um desenvolvimento na implantação de políticas públicas sociais.
“Desde 2002, mais de 30 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza. Isto demonstra que o governo vem agindo na valorização do ser humano. Em Rio Claro, a administração municipal também tem esta percepção. Podemos verificar isso com alguns exemplos: como o aumento no número dos Cras, o aumento no número de beneficiários nos programas dos governos federal e municipal, além do programa habitacional, maior que Rio Claro já teve, principalmente, para famílias de baixa renda.”
Após as falas das autoridades a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, fez uma breve apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos e resultados obtidos pela pasta desde 2009. De acordo com a vereadora Raquel Picelli, cópias dos dados expostos na explanação já foram solicitadas para que o Poder Legislativo possa analisar com mais profundidade se o poder Executivo vem cumprindo as metas estabelecidas.
Raquel Picelli destaca que a Câmara Municipal vem colaborando para o avanço nas políticas públicas sociais e na defesa da categoria. “Em 2011, foi aprovado o projeto de lei que reduziu a jornada de trabalho dos assistentes sociais de 8 horas para 6 horas. Esta foi uma luta minha e da vereadora Maria do Carmo Guilherme, que assim como eu é assistente social. Agora, esperamos o projeto da reforma administrativa para o progresso ainda maior para a valorização dos assistentes sociais. Estou trabalhando politicamente para que os profissionais do Sistema Único de Assistência Social sejam ocupem os cargos por concurso público”, enfatiza.
A vereadora também informa outras ações em prol da Ação Social. “Consegui por meio de emenda parlamentar de José Eduardo Cardoso, atual Ministro da Justiça, mas que na época era deputado federal, uma emenda no valor de 300 mil reais para um Cras no Jardim Novo Wenzel”, salienta manifestando ainda a elaboração de requerimento para que a secretaria de Ação Social oferece o serviço de Cras itinerante para a zona rural.
O vereador Júlio Lopes também manifestou que irá verificar as estatísticas fornecidas pela secretaria de Ação Social e analisar os trabalhos prestados pela pasta. Júlio lembrou que em parceria com a deputada federal Aline Correa trouxe para Rio Claro, o programa Encontrarte, no qual estudantes assistem a peças teatrais sobre as consequências das drogas.