Com o tema “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno!” a 15ª edição da Semana Municipal do Aleitamento Materno vai ter início no dia 1º de agosto. A informação é da vereadora Raquel Picelli, autora da Lei Municipal 3125/00 que instituiu a atividade anual em Rio Claro. Na abertura, a programação conta com Dia do Mamaço na Unidade Saúde da Família Mãe Preta, a partir das 14 horas, e Cinema no Bairro com a apresentação do filme Rio no terreno da feira livre – Avenida M-25 entre as Rus M-16 e M-17, no Cervezão.
Ao defender a aprovação do projeto que resultou lei municipal, no ano 2000, Raquel Picelli observou a necessidade de se ampliar a discussão no que diz respeito à amamentação. A situação em Rio Claro, alerta a vereadora, pode ser considerada preocupante. “Pesquisa revela que somente 27% das mães amamentam até os seis meses de vida da criança. Esta estatística negativa precisa ser revertida já que o aleitamento materno nesta fase da vida é o alimento mais importante do bebê”, sinalizou.
Questionada sobre os motivos que levam mães a suspender o aleitamento materno antes dos seis meses, Raquel Picelli aponta duas questões: tabu e barreira. Na primeira situação, cita a vereadora, está comprovado que muitas mulheres rejeitam a amamentação por temer a queda do seio. “Daí a importância da gestante ter acompanhamento para ser conscientizada de que a saúde da criança não pode ser colocada em segundo plano para priorizar a vaidade pessoal”, comenta. “Na rede pública, agentes de saúde e da Pastoral da Criança visitam mães de recém-nascidos para levar informações e esclarecimentos”, acrescenta.
Outro aspecto abordado por Raquel Picelli refere-se à barreira imposta pelo mercado de trabalho. A parlamentar observa que muitas mães que trabalham em empresas particulares e contam com licença gestante de apenas quatro meses. “Este período somado aos 30 dias de férias é insuficiente para que mãe possa permanecer seis meses em casa amamentando o seu filho. No retorno ao trabalho, pelas dificuldades impostas, muitas mães deixam de alimentar as crianças”, afirma.
No Congresso Nacional de Aleitamento Materno, realizado em 2010 na cidade de Santos, Raquel Picelli defendeu que a licença gestante para mulheres que trabalham na rede particular seja igual a destinada às gestantes da rede pública: seis meses.”A aplicação da lei em Rio Claro teve meu apoio. Conversei e cobrei do prefeito a elaboração de lei municipal para que as servidoras públicas municipais pudessem ter 180 dias de licença maternidade”, destaca.
Presidente da Comissão do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara, Raquel Picelli diz que ao garantir a alimentação, mães estão praticando cultura de paz: ”Crianças que amamentam se tornam adultos menos violentos”, ressalta.
A Semana de Aleitamento Materno é realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, através do Fundo Social de Soliedariedade e Waba. As atividades contam com apoio: Fundação Municipal de Saúde, Programa Bebê Sorriso (FMS), Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia, Rede Amamenta Rio Claro, Proama – Unesp, Senac, Unimed, Assessoria de Referência e Atendimento à Mulher e Câmara Municipal de Rio Claro.
Objetivos da 15ª Semana do Aleitamento Materno
1-) Conscientizar da importância dos Grupos  de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) no apoio às mães para iniciarem e manterem a amamentação.
2-) Informar ao público sobre os benefícios dos Grupos de Mães (ou do Aconselhamento em Amamentação) e unir esforços para ampliar estes programas.
3-) Incentivar quem apoia a amamentação, independentemente de suas profissões, a dar um passo à frente e capacitar-se no apoio às mães e seus bebês.
4-) Identificar apoio comunitário a quem as mães que amamentam possam recorrer.
5-) Convocar governos e centros de saúde para que cumpram os 10 Passos para uma Amamentação Bem Sucedida, principalmente o Passo 10 para melhorar a duração e os índices de amamentação exclusiva.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
01 DE AGOSTO
- Dia do Mamaço na USF Mãe Preta a partir das 14 horas.
- Cinema no bairro: filme Rio, terreno da feira livre, Avenida M-25 entre as Ruas M-16 e M-17, Cervezão, a partir das 18 horas.
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

02 DE AGOSTO
- Dia do Mamaço na UBS 29, às 9 horas.
- Cinema no bairro: filme A Era do Gelo 4, terreno na Avenida 1, em frente a creche Monteiro Lobato, bairro Mãe Preta, a partir das 18 horas.
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

03 DE AGOSTO
- Cinema no bairro: filme Madagascar 3, terreno na Estrada dos Costas, entre as Avenidas 13-JP e 15-JP, no Jardim Guanabara.

04 DE AGOSTO
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

05 DE AGOSTO
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

06 DE AGOSTO
- Dia do Mamaço na USF Panorama, às 14 horas.
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

07 DE AGOSTO
- Grupo de Apoio às Mães: Casa das Gestantes, a partir das 14 horas.
- Dia do Mamaço na USF Terra Nova, às 14 horas.
- Mostra Fotográfica: “Do início da vida aos primeiros passos”.

20 DE AGOSTO
- Grupo de Apoio às Mães: Paróquia Bom Jesus, a partir das 13h30.

21 DE AGOSTO
- Conferência e tarde de autógrafos: José Martins Filho (pediatra); tema “Terceirização infantil, desmame precoce e uso de drogas na infância; Anfiteatro I da Unesp Rio Claro, Avenida 24-A, número 1.515, Bela Vista, a partir das 14 horas.

MOSTRA FOTOGRÁFICA
- Organizada pelo Proama – Projeto Amamentar da Unesp Rio Claro – em parceria com o grupo de fotógrafos Photo & Prosa e a Unimed (Regional de Rio Claro); Maternidade Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, Pronto Antendimento do Cervezão e Hospital Unimed.