Satisfação e segurança. Estas palavras resumem o sentimento das gestantes e mães de bebês que participaram do Mamaço, ponto alto da programação da 15ª Semana do Aleitamento Materno que encerrou-se na última quarta-feira, dia 7. Autora da Lei Municipal 3125/00 que instituiu a atividade anual em Rio Claro, a vereadora Raquel Picelli cita a motivação profissional como destaque dos trabalhos desenvolvidos na cidade.
De acordo com a parlamentar, profissionais da Unidade Saúde da Família (UFS) do bairro Mãe Preta e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Cristina e Wenzel que inicialmente não estavam na programação para a realização do Mamaço aderiram ao trabalho voluntariamente aumentando o número de mulheres atendidas.
“Este é o objetivo da Semana do Aleitamento Materno, unir forças para que as mulheres que encontram-se na fase de gestação bem como àquelas que já estão com os seus filhos no colo possam ter informações completas de como amamentar e da importância deste ano para todas as crianças”, frisou a vereadora.
O encerramento da Semana de Aleitamento Materno não limita as ações voltadas às mulheres no município. Segundo Raquel Picelli, a Rede Alimenta Rio Claro vai dar sequência ao trabalho de monitoramento de mães nas unidades da rede pública de saúde. A vereadora enfatiza que trata-se de uma responsabilidade coletiva possibilitar às crianças o leite materno no mínimo até os seis meses de vida.
Outro trabalho importante nesta área diz respeito ao Banco de Leite. “Através desta ação possibilitamos que mães com dificuldade em amamentar possam cuidar dos seus filhos com leite materno através da ajuda voluntária de outras pessoas”, explica.
Pesquisa divulgada na Semana de Aleitamento revela que somente 27% das mães amamentam até os seis meses de vida da criança. “Esta estatística negativa precisa ser revertida”, defende Raquel. O medo da queda do seio e o afastamento por conta do retorno ao trabalho antes dos seis meses de vida da criança são os fatores que surgem como barreira à amamentação.
A vereadora informa que no próximo dia 20, o Grupo de Apoio às Mães estará reunido na Paróquia Jesus a partir das 13h30. No dia 21 de agosto, será realizada conferência e tarde de autógrafos com o pediatra José Martins Filho responsável pela palestra “Terceirização infantil, desmame precoce e uso de drogas na infância”. A atividade vai acontecer no Anfiteatro I da Unesp Rio Claro, Avenida 24-A, número 1.515, Bela Vista, a partir das 14 horas.