quinta-feira, 19 de maio de 2011

Jovens se organizam para inclusão no mercado de trabalho...

CRAS do Jardim Brasília realiza f'órum com objetivo de discutir cidadania.

Um grupo de jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Brasília organizam o Fórum Juventude, Mundo do Trabalho, Vida Comunitária e Exercício de Cidadania.
Previsto para o dia 27 de abril, o Fórum tem o objetivo de reunir um grupo de empresas com os alunos do Programa de Educação para o Trabalho (PET) para discutirem cidadania e os caminhos para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
O evento faz parte de conclusão do curso, desenvolvido no CRAS pelo Senac Rio Claro, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.
Segundo a alauna Anastácia das Dores Andrade (19), que frenquenta o supletivo do 3 Grau do EJA, na Escola Délcio Báccaro, o evento chega numa boa hora, pois vai mostrar à sociedade que os jovens têm potencial para ingressar no mercado de trabalho. "A preparação oferecida pelo PET nos proporcionou conhecimentos em diversas áreas e enriqueceu nossos currículos".
Já a aluna Francielly Maíra da Rocha (16) frequenta o 1 ano do ensino médio no Bayeux e diz que a preparação oferecida pelo PET deixa os jovens mais seguros em relação ao futuro e dá a base necessária para a preparação de um fórum. "Antes, não tinhamos noção do que era um Fórum, agora temos conhecimentos para organizarmos esse evento, cujo tema nos permitirá discutir a importância da inserção do jovem no mercado de trabalho".
Para a diretora de Proteção Social Básica Adriana Altéia, a parceria com o SENAC para o desenvolvimento do PET junto aos CRAS e outros projetos sociais, tem como finalidade levar ao jovem que reside em regiões periféricas a oportunidade de obter conhecimentos essencias para conquistar o seu primeiro emprego. "São conhecimentos muito bem-vindos em qualquer setor do mercado de trabalho e poderão fazer a diferença em qualquer currículo".
Atualmente o grupo conta com a presença de 17 alunos, moradores da região que abrange os bairros Jardim Guanabara, Jardim das Palmeiras, Jardim Centenário, Inocoop, Jardim Paulista I, Jardim Brasília, Jardim Nova Rio Claro e Estádio, entre outros.
"Durante 10 encontros os alunos estarão preparando o evento, que faz parte da conclusão do curso. Os jovens já listaram comércios, empresas, escolas e associações de moradores de bairros do entorno que poderão participar do evento e oferecer oportunidades para atuarem como aprendizes", diz a Professora do PET, Jennifer Milanese.
O grupo se reúne desde setembro de 2009 e recebeu orientações nas áreas de comunicação, desenvolvimento humano, pessoal, postura, atendimento ao cliente, qualidade de vida, elaboração de currículo, sexualidade e markenting, dentro outras.



Fonte: Jornal Cidade Livre
edição de número 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário