quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Legislativo de Rio Claro busca apoio de deputada estadual para implantar políticas públicas para as mulheres

Encerrada a Campanha do Laço Branco, que teve como objetivo mobilizar tanto homens como mulheres em defesa dos direitos humanos pe
lo fim de discriminações de gênero e da violência contra a mulher, as ações para Rio Claro voltadas aos direitos da mulher continuam.

Nesta segunda-feira, dia 3, as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme estiveram reunidas em Hortolândia com a deputada estadual Ana Perugini, que coordena a Frente Parlamentar da Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A finalidade do encontro foi apresentar à deputada a situação de Rio Claro sobre a questão da violência doméstica e buscar apoio para implantar políticas públicas que visem conscientizar a população e oferecer ajuda às mulheres vítimas da violência.

“Encaminhamos a deputada Ana Perugini a Carta das Mulheres, que é o documento oficial do município que contém as principais demandas e as conquistas de Rio Claro em relação à violência contra as mulheres. Esclarecemos também que precisamos emendas parlamentares direcionadas às mulheres”, destacam as vereadoras.

Como exposto na semana passada, Rio Claro possui de janeiro a outubro deste ano mais de 800 boletins de ocorrências registrados sobre algum tipo de violência doméstica.

São 410 ocorrências de lesão corporal dolosa; 29 de vias de fato; 310 de ameaça, 11 de calúnia/difamação/injúria; 01 de dano e 01 de outro crime. Sobre Boletins de Ocorrência de crimes sexuais os números são: 13 de estupro consumado, 5 de estupro tentado. 36 de estupro de vulnerável e 4 de assédio sexual.

Segundo as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, a reunião teve resultado positivo. “Sempre enfatizamos que na política temos que somar forças e é isso que estamos fazendo ao buscar apoio na Assembleia Legislativa”, ressaltam.

A própria deputada Ana Perugini acredita que são necessárias políticas públicas que garantam socorro para as mulheres vitimadas e se mostrou comprometida em oferecer apoio a Rio Claro.

De acordo com a deputada, paralelamente à essas ações, é preciso que haja uma mudança cultural, uma vez que a violência contra a mulher está enraizada dentro das famílias. Mudança que só pode ocorrer por meio de informação. E é também neste ponto a atuação da Parlamentar da Defesa dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo.

As vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme informam que os contatos com a deputada estadual Ana Perugini continuarão, tendo como meta a implantação de políticas públicas para as mulheres. “Demos a primeiro passo e prosseguiremos com as ações para que consigamos benefícios para Rio Claro”, concluem as vereadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário