segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os perigos de animais soltos nas ruas voltam a ser debatidos durante a sessão da Câmara Municipal



Os riscos causados por animais de grande porte soltos nas ruas já foram motivos de diversas manifestações feitas pela população. E nesta quarta-feira, dia 10, voltou a ser assunto na Tribuna da Câmara Municipal. 

A vereadora Raquel Picelli, reeleita com mais de 2.200 votos, mencionou a publicação de fotos na imprensa que mostravam cavalos soltos nas ruas. Ela aproveitou para reforçar o atendimento de requerimento de sua autoria. Desde o ano passado a prefeitura municipal, por meio da Vigilância Patrimonial, oferece gratuitamente o serviço de apreensão e recolhimento de animais de grande porte.

“As pessoas que observarem cavalos, bois, vacas soltos nas vias públicas podem acionar a Vigilância pelos telefones 3532-7037 e 3532-2745. A colaboração dos moradores é fundamental para diminuirmos a falta de responsabilidade dos donos destes animais”.

Os animais são levados para o espaço do Antigo Matadouro, onde há área de confinamento e estábulos. Os animais que chegam feridos recebem tratamento definido por veterinários do Centro de Zoonoses. A alimentação é à base de feno e farinhas de trigo e milho. Durante o dia os animais ficam soltos em área que tem pasto em formação e à noite são recolhidos a estábulo.

Conforme lei municipal, a prefeitura busca localizar o proprietário, que fica sujeito a multas e ressarcimentos pelas despesas com o recolhimento e manutenção do animal durante o período de confinamento. Caso o proprietário não seja identificado, o animal é leiloado.

“É preciso que a população tenha conhecimento deste serviço e o utilizar quando necessário. Sabemos dos perigos causados por animais de grande porte soltos nas ruas. 

Tivemos, inclusive uma vítima fatal que foi atingida por um boi no bairro das Palmeiras. Tive a preocupação sobre este assunto, fiz o requerimento solicitando à prefeitura o serviço de apreensão e recolhimento e fui atendida. Hoje, a administração municipal presta este trabalho e a comunidade deve usufruir”, conclui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário