quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O objetivo da Lei Municipal que institui a Semana do Idoso e a importância da participação popular nos debates



Teve início nesta segunda-feira, dia 22, a 30ª Semana Municipal do Idoso em Rio Claro. Com uma programação que integra palestras, sessão de cinema, atividades recreativas e reflexões sobre políticas públicas, a Semana do Idoso é coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade e prossegue até o dia 27 de outubro.

A vereadora Raquel Picelli é autora da lei nº 3009/ 1998 que institui em Rio Claro a Semana do Idoso e alguns questionamentos por parte de habitantes são manifestados sobre até que ponto os assuntos discutidos são realmente aplicados na prática. 

Segundo a vereadora, para esclarecer este ponto é importante relembrar alguns aspectos sobre o olhar de anos atrás do poder público para os idosos. “Antes de me eleger pela primeira vez como vereadora atuava como assistente social e neste período pude verificar que faltavam ações para a terceira idade; os debates anuais sobre políticas públicas ficavam a critério da boa vontade dos governos municipais. Por isso, logo no meu primeiro mandato como vereadora elaborei o projeto de lei que instituía a Semana do Idoso.”

Para a vereadora Raquel Picelli, a implantação da lei foi uma forma das administrações municipais assumirem um compromisso de debater ações para a terceira idade, para assim elaborarem um planejamento e concretizar as propostas.

O próximo passo após firmar este compromisso com o poder público é debater a viabilização e implantação de ações voltadas aos idosos. Este é o caminho que Rio Claro percorre. 

“Muitas ações foram concretizadas em Rio Claro após o poder público ter conhecimento das principais demandas por meio de debates feitos com as pessoas idosas. A organização da sociedade civil em cobrar seus direitos faz com que o governo municipal agilize a consolidação de ações.”

Para exemplificar pode-se citar a criação da Assessoria Municipal do Idoso, a participação ativa do Conselho, a revitalização do espaço do Grupo da Terceira Idade Ipê e a instalação da Praça do Idoso, além da aquisição de equipamentos para exercícios físicos na rotatória da Avenida 50 A e em uma área ao redor do Aero Clube.

Raquel Picelli ainda destaca que este ano uma das principais propostas debatida durante a Semana do Idoso é a criação de mais um Centro Dia do Idoso. “Estamos analisando como buscar recursos para que Rio Claro tenha mais um Centro Dia e ampliar o que já temos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário