sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Formatura Projeto Geduc



Estive presente na formatura do Projeto Geduc, realizado pela Secretaria Municipal de Segurança por meio da Guarda Civil Municipal, com alunos da Escola Agrícola. Quero parabenizar a GCM pelo excelente trabalho que desenvolve com os estudantes sobre prevenção de drogas.

Acredito que entre as ações para conseguirmos salvar nossas crianças e jovens deste mal tão devastador é o amor, a educação e o diálogo sobre o perigo das drogas.
Sou autora da lei que institui a Semana Antidrogas, na qual Rio Claro desenvolve diversos debates sobre políticas públicas no combate às drogas. Durante estes debates criamos a Rede Municipal Antidrogas.

Quem quiser saber mais sobre este trabalho que desenvolvo, procure meu gabinete! Mais fotos sobre este evento podem ser conferidas no meu facebook também.
abraço

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comitê elogia distribuição do “kit dengue”




Teve inicio nesta quarta-feira, dia 14, a distribuição dos três mil “kits dengue” nas escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Rio Claro. De acordo com a prefeitura o kit é direcionado a alunos dos quartos anos e contém informações básicas a respeito de ações de combate aos focos da dengue, com texto ilustrado e jogos. Também inclui um crachá que identifica os multiplicadores-mirins do projeto.
Para a vereadora Raquel Picelli, que integra o Comitê Municipal contra a dengue, o kit um dos pontos debatidos durante as reuniões que deveriam ser implantados no município. “Outras formas educativas também estão em estudo. O objetivo é a total conscientização da população em conjunto com ações do poder público.”

Segundo Raquel Picelli, neste momento além da distribuição do kit, estão sendo desenvolvidas orientações técnicas feitas pela equipe de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses sobre a doença, falando sobre sintomas e prevenção do mosquito causador a alunos envolvidos no projeto.

“É preciso que prefeitura e sociedade civil atuem juntas para combater o mosquito da dengue. Por isso, acredito ser eficiente esta união de trabalhos. Cada um fazendo o seu papel iremos ter uma grande redução de problemas de saúde relacionadas à dengue. Muitas pessoas questionam se a prefeitura faz a parte dela limpando terrenos baldios ou áreas abandonadas. Estou atenta sobre estas indagações e constantemente cobro do poder Executivo que seja feita a parte que a cabe a ele cumprir.”
Por isso, para Raquel Picelli o sucesso no combate à dengue resulta nas duas frentes de trabalho da prefeitura ( limpeza urbana e ações educativas) e na conscientização da população.

Como o poder Legislativo atua sobre questões que envolvem os negros




Rio Claro iniciou nesta terça-feira, dia 13, a programação da Semana da Consciência Negra e até o final do mês ocorrerão atividades culturais e de reflexões sobre questões que envolvem os negros.

Algumas ações públicas já foram implantadas em Rio Claro e outras estão em debates. Para a vereadora Raquel Picelli para se conseguir uma sociedade mais igualitária e com justiça social, é preciso também consolidar políticas públicas para os negros.
Dentro das premissas de vereadora, Raquel destaca que em seu primeiro mandato em 1997 elaborou projeto de lei instituindo na cidade o feriado municipal na data de 20 de novembro em consonância com o projeto de lei estadual que estabelece que o Governo e a Assembleia legislativa promovam atividades alusivas aos negros. Porém, seu projeto não foi aprovado.

“Não compreendo porque não foi aceita a minha propositura, mas ainda bem, que o respeito aos negros prevaleceu e o projeto foi retomado novamente pela Câmara Municipal por meio de requerimento do vereador José Pereira dos Santos.”

A vereadora ainda lembra outras ações parlamentares que desenvolveu em prol dos negros. Raquel elaborou uma lei que institui o Programa de Prevenção e Assistência Integral às pessoas portadoras de hemoglobinopatias, no qual constará o exame diagnóstico para as gestantes, bem como o aconselhamento genético aos parceiros e parceiras, e os riscos e agravos que podem ser ocasionados pela anemia falciforme.

A anemia falciforme é uma doença hereditária que existe predominantemente na raça negra por ser originária do continente africano. Ela é causada por uma alteração na forma dos glóbulos vermelhos do sangue que dificulta a circulação sanguínea, causando crises de dores, necrose e disfunções, e danos permanentes aos tecidos e órgãos. 

Outra ação da vereadora foi a criação do Dia Municipal da Mulher Negra Latino americana e Caribenha, que tem como finalidade refletir sobre racismo e outras formas de discriminação: gênero, orientação sexual, idade, classe social, deficiências. “Estas reflexões são os primeiros passos para a consolidação de políticas públicas. A sociedade civil deve participar destas atividades para fortalecer e pressionar as esferas públicas.”

Em 2011, Raquel elaborou o projeto de lei que institui no calendário oficial o Dia Municipal de combate ao preconceito, no qual promoverá conferências, palestras e exposições sobre o assunto.

Raquel ainda destaca outros pontos que vem participando e trabalhando para atender às solicitações da comunidade negra de Rio Claro. Entre os itens pode-se mencionar o pedido junto ao Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) sobre um levantamento de Quilombolas na região de Rio Claro para que, dentro das normas vigentes, eles possam ser donos de suas terras.

A parte histórica e a valorização da importância que os negros tiveram na construção do Brasil também são objetos de atuação de Raquel Picelli. “Estarei acompanhando o Plano Municipal de Educação para que atenda a Lei Federal que inclui na grade escolar temas relativos a participação do negro na história brasileira, abrangendo cultura, influências e costumes.”

Raquel também enfatiza o atendimento de requerimento de sua autoria que solicitava um estudo da Figueira de São Benedito. Depois de feita esta análise está sendo possível preservar a árvore. “A figueira tem forte ligação com a comunidade negra e é considerada um patrimônio histórico. É a única remanescente depois que a figueira da Boa Morte foi retirada em novembro de 2005. Estamos acompanhando ainda o retorno do espaço no Bairro do Estádio para o Tamoyo”, conclui a vereadora.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Nova viatura da GCM irá melhorar segurança em Ferraz



Com a entrega de mais duas viaturas para integrar a frota da Guarda Civil Municipal, o patrulhamento da zona rural será mais eficiente, já que um dos veículos será utilizado exclusivamente para as áreas rurais de Rio Claro.
 
Presente na solenidade de apresentação dos dois automóveis, a vereadora Raquel Picelli observou que irão melhorar as condições de trabalho na GCM e destacou que a Secretaria Municipal da Agricultura está mapeando as estradas rurais da cidade.

De acordo com a vereadora, a nova viatura atenderá, entre outros fatores, um anseio dos moradores do Distrito de Ferraz. “Tenho um contato próximo com a população daquele local e entre os trabalhos que realizo está na melhoria da segurança. Já desenvolvi ações referentes ao furto de fios telefônicos de cobre em Ferraz, nas quais conseguimos resultados bastante positivos”, explica.

Raquel Picelli destaca que desde o início do ano vem conversando com os moradores sobre diversas medidas de segurança, sendo um dos pontos mais debatidos uma viatura mais adequada. “Com a chegada deste novo veículo, mais adaptado à zona rural, acreditamos que o patrulhamento será mais eficiente e consequentemente levando mais segurança para Ferraz.”

Para a vereadora, a secretaria municipal de Segurança está se aprimorando cada vez mais e enfatiza a compra de equipamentos, fardamentos e a montagem da Central de Monitoramento, além da parceria entre a Guarda Civil Municipal e a sociedade civil para a construção Base Comunitária do Jardim São Paulo.

“Ainda temos muitos problemas referentes à segurança, mas também precisamos reconhecer as ações que estão sendo realizadas. Quero manifestar aos moradores de Ferraz que iremos continuar trabalhando e cobrando do poder público mais medidas para a segurança”, conclui Raquel Picelli.