segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Você conhece o valor histórico da Figueira do bairro São Benedito?


 
Neste dia 7 de agosto, às 20h, haverá a 7ª Conversa Griô, sob a figueira do bairro São Benedito, na Avenida 13 com a Rua 9.

A proposta, segundo o Arquivo Público e Histórico, é aproximar a comunidade rio-clarense de uma história que não está nos livros: as raízes brasileiras que vieram da África estão presentes em quase tudo o que é vivenciado hoje, e foram transmitidas oralmente e incorporadas na cultura afro-brasileira.

Os convidados da noite serão: D. Ângela, D. Diva, D. Severina, Sr. Ariovaldo e todos aqueles que tiveram histórias para contar a respeito da Figueira, danças, jogos, famílias, brincadeiras e outros contos.



 A Figueira do São Benedito está sendo constantemente assunto de debates este ano em decorrência da “saúde” da árvore. Moradores do bairro me procuraram para saber se era verdadeira a informação sobre a possibilidade de corte da figueira. 

Participei de reuniões e coloquei-me à disposição da população para saber quais eram as reais condições da árvore.

Sabendo da importância histórica da figueira apresentei requerimento, aprovada em sessão legislativa, expressei minha preocupação na tribuna da Câmara Municipal e fui buscar informações com a secretaria de Agricultura.

Por meio de minhas solicitações e pedidos dos moradores, a Secretaria de Agricultura contratou uma empresa para realizar um laudo técnico da árvore. O resultado é que a figueira apresenta alguns problemas, mas que podem ser solucionadas. O valor para a recuperação da árvore é de 15 mil reais. A secretaria diz que irá buscar parcerias com empresas privadas para com conseguir este montante, já que o orçamento da prefeitura municipal para este ano já está comprometido.

Eu manifesto o meu respeito e consideração às pessoas que se preocuparam na preservação da história de Rio Claro e novamente enfatizo que também irei atuar na obtenção de recursos para a recuperação da Figueira.

Um comentário: