terça-feira, 1 de novembro de 2011

Na luta contra as drogas

O crack está sacrificando pessoas de todas as classes sociais e seu consumo aumenta no município; jovens de classe média consomem drogas de vários tipos e misturadas; a recuperação de dependentes é cara e o setor público não oferece alternativa suficiente para a crescente demanda; a repressão ao tráfico precisa de apoio da população e com prevenção eficaz Rio Claro ainda tem condições de evitar que este quadro piore. Pensando neste cenário preocupante sobre o aumento de consumo de drogas, a vereadora Raquel Picelli foi autora de uma lei que institui em Rio Claro a “Semana Municipal Antidrogas”, que tem como objetivo promover palestras e reuniões, todo mês de junho, com diversos setores da cidade para debater formas de combater às drogas”.

Realizado pela primeira vez em Rio Claro a Semana Antidrogas teve resultado positivo, segundo a vereadora Raquel Picelli. Foram apresentados os trabalhos já realizados no município e outras propostas surgiram durante o evento. E os planejamentos de implantação de propostas prosseguiram após o termino da Semana. No inicio de agosto as secretarias municipais, entidades e integrantes da sociedade civil se reuniram e criaram a Rede de Combate às Drogas.

Para a vereadora Raquel Picelli é função do legislador mobilizar a sociedade em busca de soluções, estamos fazendo a nossa parte e contamos com a participação popular”, considera. Para a vereadora, de forma direta ou indireta, todos são vítimas das drogas, omitir-se do problema é submeter-se à falta de solução.

O delegado assistente da DIG, Gabriel Fagundes de Toledo Neto, destaca a necessidade do Departamento de Entorpecentes da DIG dispor de uma linha 0800 para atender denúncias para investigações. A seu ver, várias situações semelhantes a esta podem ser resolvidas a partir de iniciativas que reúnam poderes públicos e sociedade. Ele avalia que com campanhas de divulgação do sistema e esclarecimento de respeito ao anonimato, as pessoas permanecerão alertas e prontas para indicar o que precisa ser investigado. A vereadora Raquel Picelli acompanha os processos para implantação da linha 0800 e apoia a iniciativa, dando respaldo do poder Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário