Como autora da lei municipal que institui a semana do aleitamento materno em rio claro, convido você a participar da semana.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
terça-feira, 5 de julho de 2011
Raquel Picelli é presidenta da Comissão do Meio Ambiente e destaca as recentes ações do poder público
A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Raquel Picelli, participou na semana passada do recebimento do selo e do carimbo postal Ribeirão Claro, Rio Limpo, Vida Novamente, produzidos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT).
Para a vereadora Raquel Picelli é necessário que o ser humano cada vez mais se sensibilize diante da degradação da natureza e colabore com as administrações públicas no sentido de reverter essa situação. “Como presidenta da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal atuo para que sejam implantadas ações que tenham por finalidade contribuir para a preservação do meio ambiente e em atividades que visem outros setores que envolvam o meio ambiente, como a reciclagem, por exemplo. Em Rio Claro, temos a cooperativa Cooperviva que realiza um excelente trabalho com a reciclagem e como vereadora venho trabalhando para que esta cooperativa e este setor se desenvolvam cada vez, possibilitando que Rio Claro recicle mais o lixo. Com o trabalho se reciclagem muitas famílias são beneficiadas”, destaca Raquel Picelli.
Na cerimônia de entrega do selo estavam presentes o prefeito Du Altimari, a vice-prefeita e secretária municipal de governo, Olga Salomão, a vereadora Raquel Picelli, o secretário de Meio Ambiente, Milton Machado Luz e José Henrique de Oliveira, coordenador de vendas da EBCT na região de Rio Claro e representante da diretoria regional dos Correios São Paulo-Interior. A secretária Heloísa Cunha do Carmo, de Educação, foi representada pelo coordenador de Educação Ambiental da pasta, Edson Norberto de Andrade.
O prefeito destacou a participação dos Correios na empreitada que deu origem à emissão do selo e, especialmente, do carimbo postal, que durante 30 dias, nas agências locais da empresa, “vai rubricar as correspondências que partem do município em direção a todo o Brasil e ao exterior, irradiando para o mundo esta iniciativa ambiental que terá grande repercussão para a qualidade de vida das novas gerações”.
Altimari saudou, ainda, o garoto Higor Eduardo Seschi, 10 anos, vencedor do concurso que definiu o selo Ribeirão Claro. O estudante, aluno da quarta série B da Escola Municipal Sérgio Hernani Fitipaldi, localizada no Jardim das Flores.
Segundo a vice-prefeita Olga Salomão devolver a natureza saudável para a população é um trabalho que reanima o espírito, que faz justiça ao meio ambiente, às gerações que vão nos suceder. O secretário Milton Machado Luz, por sua vez, destacou as ações que “vêm sendo desenvolvidas pelo governo local nas mais variadas frentes, mas sempre atentas às premissas de que o desenvolvimento, a organização da cidade devem avançar parelhos com a preservação ambiental”.
De posse de 1001 selos encomendados, a prefeitura de Rio Claro poderá, agora, utilizá-los nas correspondências oficiais do município. E quem passar pelos Correios da cidade, nos próximos 30 dias, terá a satisfação de ver o carimbo postal com os dizeres “Ribeirão Claro, rio limpo, vida novamente”, no envelope de suas correspondências.
Vereadora Raquel Picelli está atenta às demandas do setor de saúde de Rio Claro
A vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, a vereadora Raquel Picelli, participou da abertura da 10ª. Conferência Municipal de Saúde de Rio Claro que aconteceu na última sexta-feira, dia 1, no auditório do Sesi. Para a vereadora o setor de saúde de Rio Claro vem evoluindo nos últimos anos e destacou a implantação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). “Sempre participo de reuniões, simpósios e conferência relacionados ao setor da saúde. Acredito que o poder Legislativo é fundamental para a implantação de políticas públicas e ações que visem o desenvolvimento, como foi o caso do Samu, que a Câmara Municipal aprovou uma Lei para que este serviço fosse viabilizado.”
Raquel Picelli pontuou que vem atuando para melhorar a qualidade da saúde e adequar a infra-estrutura de unidades de saúde. “Por meio de um pedido de minha autoria de emenda parlamentar a deputada federal Luiza Erundina estamos conseguindo reformar a UBS do bairro Wenzel e o PSF do Benjamin de Castro. Fico contente em colaborar com a população de Rio Claro”, salienta a vereadora.
A Conferência Municipal de Saúde teve mais de 10 horas de trabalho e 221 propostas. Segundo o prefeito municipal a saúde é prioridade no município, por isso são investidos 22% da arrecadação no setor. Altimar ainda citou a implantação, em breve, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do início das atividades do Samu, que teve participação do município e do governo federal.
.
O médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde, disse que analisando as propostas votadas na última conferência percebe-se que está sendo feito o que a população tem pedido. Rosane Victoria da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde ressaltou que as pré-conferências foram realizadas em todos os lugares possíveis de Rio Claro e permitiram trazer as aspirações da comunidade
Olga Lopes Salomão, vice-prefeita e secretária municipal de Governo, observou que todos usam o SUS, único convênio médico garantido pela Constituição do Brasil e o representante do Conselho Nacional de Saúde, João Donizeti Scaboli, frisou a importância de dois protocolos implantados recentemente pelo Ministério da Saúde, o da Farmácia Popular e a resolução que diminui o uso de sódio pela indústria de alimentos.
Durante a Conferência duas palestras foram apresentadas: Júlia Roland, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, falou sobre as conferências que estão acontecendo no Brasil e o Conselheiro Nacional de Saúde, Arnaldo Marcolino da Silva, abordou o tema “Controle social no SUS”. A conferência contou também com apresentações culturais, como a do tenor Giovanni Marquezeli, a peça teatral “Ser Veja” e a apresentação teatral do Caps.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Delegação de Rio Claro participa da abertura dos Jogos Regionais do Interior
Representantes da delegação de Rio Claro e o Secretário Muncipal de Esportes, Reginaldo Lourenço Breda, participam nesta terça-feira, 5 de julho, da cerimônia de abertura dos 55º Jogos Regionais do Interior da 4ª Região Esportiva. A solenidade terá início às 19h no Ginásio Municipal Pref. Carlos Nelson Bueno – FURNO, em Mogi Guaçu.
Nesta edição dos Regionais o município competirá na primeira divisão com 38 equipes e mais de 350 atletas nas seguintes modalidades: atletismo, atletismo para pessoas com deficiência (PCD), basquete, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, caratê, malha, natação, natação para pessoas com deficiência (PCD), tênis, tênis de mesa, taekwondo, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Na área administrativa da delegação de Rio Claro trabalharão 26 profissionais e no departamento médico, mais três pessoas. Os Jogos Regionais de Mogi Guaçu acontecem de 5 a 16 de julho.
10 Conferência Municipal de Saúde
A vereadora Raquel Picelli participou da mesa de abertura, da 10 Conferência Municipal de Saúde, representando o legislativo municipal, que aconteceu, no ultimo final de semana no SESI de Rio Claro. Raquel Picelli destacou a importância da participação da população presente (delegados) e conquista no SUS (sistema unico de saúde), ao longo da história. Ressaltou também a conquista do SAMU 192, e que hoje o governo municipal invetes 22% do seu orçamento na saúde, sendo preconizado por lei federal 15%.
Assinar:
Postagens (Atom)